10 de jan. de 2011

Livro de Livraria: Contos de Grimm - A Bela Adormecida e Outras Histórias : Volume 1, Irmãos Grimm

Sobre o Livro:



Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1796-1859) foram eruditos alemães, estudiosos de literatura, de filologia, e autores das mais célebres e clássicas histórias para crianças em todos os tempos.
Nascidos em Hanau, ambos estudaram em Marburg e, de 1808 a 1829, trabalharam em Kassel. Os dois irmãos foram professores na Universidade de Göttingen e se destacaram em seu tempo como grandes estudiosos de língua alemã. Duas das grandes realizações dos irmãos foram a Deutsches Grammatik e o fato de terem iniciado o importante Deutsches Wörterbuch, cujos vários volumes foram finalmente completados por estudiosos em 1961.
Os dois tinham um desejo em comum: reunir toda a tradição oral alemã. Para tanto, não se basearam em informações retiradas de documentos escritos, e sim em relatos colhidos entre os camponeses. Apesar de eruditos, respeitáveis pesquisadores do idioma alemão, a celebridade mundial dos irmãos Grimm se deve ao conjunto de histórias que eles criaram, recolheram na tradição popular e fixaram em texto. O mérito destas histórias é que elas funcionam e fascinam em todas as línguas e culturas, como têm feito há quase duzentos anos. "A Bela Adormecida", "O Príncipe Sapo", "A Gata Borralheira" e "Branca de Neve" são algumas das histórias recolhidas pelos irmãos Grimm. 

Comentários:

                 Esse livro eu li pra minha filha enquanto estava gestante, senti que ela gostou da estória porque se mexeu muito. Hoje, com ela ainda recém-nascida continuo lendo, apesar de estar mamando, sinto que gosta das estórias. Além da estória que conhecemos tem outras que nem se quer sabia que existia. Resumindo, vale muito à pena ter um livro desse em casa, não só por causa de crianças, mas também porque é bom lembrarmos de estórias que nossos pais contavam.
               Dou 4 estrelas! Só não dou 5 porque não acho o volume 2 pra vender... ou seja, seria mais vantagem se todas estórias estivessem em um único livro.




Abs,
PPL

Um comentário:

Obrigado por ter passado por aqui, O Pare Para Ler agradece o seu comentário!